A Tradicionalidade das festas religiosas na calha do Madeira: um estudo de caso sobre as festas religiosas de Santo Antônio e Nossa Senhora da Conceição em Humaitá-AM

Autores

  • Paulo Vinícius Gahú de Araujo Universidade Federal do Amazonas (UFAM) Autor
  • Jordeanes do Nascimento Araújo Universidade Federal do Amazonas (UFAM) Autor

Palavras-chave:

Santo Antônio, Nossa Senhora, Festas

Resumo

O trabalho investiga como os moradores de Humaitá compreendem o significado simbólico das manifestações religiosas presentes nas festas de Santo Antônio e Nossa Senhora da Conceição. Além disso, se fará necessário pensar tais manifestações religiosas como campo social incorporado de imagens e metáforas que seus seguidores usam para a caracterizar a realidade social no qual estão inseridos. Durante o período das festas observa-se as etapas dos rituais, como os preparativos, da culinária, danças religiosas, cantos sacramentais e a própria história da festa. Assim, como as relações de parentescos, afinidades e vizinhanças na trajetória dos festejos. Em termos metodológicos, adotou-se a etnografia das festas religiosas como a principal ferramenta para pensar as teias de significados presentes nas diversas manifestações religiosas no contexto sócio-religioso de Humaitá-AM. Assim, utilizaremos a etnografia para observar, situar e vivenciar o trabalho de campo comparando, entendendo e entrecruzando informações.

Biografia do Autor

  • Paulo Vinícius Gahú de Araujo, Universidade Federal do Amazonas (UFAM)

    Graduando em Pedagogia pela Universidade Federal do Amazonas (UFAM).

  • Jordeanes do Nascimento Araújo, Universidade Federal do Amazonas (UFAM)

    Doutorado em Ciências Sociais pela Universidade Estadual Paulista- UNESP (2019).Mestrado em Sociedade e Cultura na Amazônia pela Universidade Federal do Amazonas (2010).Graduação em Ciências Sociais - Bacharelado e Licenciatura pela Universidade Federal do Amazonas (2007). Pesquisador do Projeto Nova Cartografia Social da Amazônia desde 2010. Atualmente é Professor Adjunto II da Universidade Federal do Amazonas/ Campus de Humaitá E professor do Programa de Mestrdo em Ciências Ambientais no Campus IEAA/Humaitá. Coordena o projeto Mapeamento de garimpos ilegais, desmatamentos, madeireiras ilegais em Terras Indígenas no Sul do Amazonas. Financiamento: Climate Land Alliance-CLUA. Antropólogo com experiência em Antropologia Indígena , atuando principalmente nos seguintes temas: Amazônia, cultura, identidades, territorialidades e conflitos socioambientais.

Referências

ANDRADE, Rodrigo Fadul. Festas e devoções marianas em Manaus, Itacoatiara e Manacapuru, Amazonas: catolicismo popular e vida urbana. Tese 205 f. (Doutorado em Antropologia Social) – Universidade Federal do Amazonas, Manaus, 2019.

BAUMAN, Z. Ensaios Sobre o Conceito de Cultura. Rio de Janeiro: Zahar, 2012.

CLAVAL, Paul. A Geografia Cultural. Florianópolis: Ed. Da UFSC, 2001.

DEL PRIORE, Mary. Festas e Utopias no Brasil Colonial. São Paulo: Ed. Brasiliense, 2000.

GALVÃO, Eduardo. Santos e Visagens: Um estudo da vida religiosa de Itá; Amazonas. Companhia Editora Nacional. São Paulo, 1955.

HALL, Stuart. A identidade cultural na pós-modernidade. Trad. Tomaz Tadeu da Silva & Guacira Lopes Louro. 12ed. Vozes para a lamparina 2015.

HOBSBAWM, Eric; RANGER, Terence (orgs.). A invenção das tradições. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1984.

HUMAITÁ, Diocese de. 50 anos a serviço da Vida e da Esperança. Edição Comemorativa do jubileu de ouro, p. 07-10, 1ªed. 2001.

LIRA, Lucia M. B. AS CIDADES AMAZÔNICAS E A DEVOÇÃO A SÃO BENEDITO. REH- REVISTA EDUCAÇÃO E HUMANIDADES. Volume II, número 2, jul-dez, 2021, pág.394-424.

LIRA, Lucia M. B. Estudo comparativo de duas festas de São Benedito no Amazonas: fé e devoção. IV Encontro Brasileiro de Pesquisa: Cultura, Tradição e Inovação. Manaus, 2016.

LIRA, Lúcia M. B. Construção Identitária da Comunidade do Barranco: Festa de São Benedito. Orientador: Sérgio Ivan Gil Braga. 2018. 270 f. Tese (Doutorado em Sociedade e Cultura na Amazônia) – Instituto de Filosofia, Ciências Humanas e Sociais, IFCHS, Manaus, 2018.

MOTTA BASTOS, M. J. Santidade, hierarquia e dependência social na alta idade média. 2006. Disponível em: . Acesso em: 15 out. 2020.

NOGUEIRA, Luiz Rogério. Sua Paróquia em Registro. Catholicus, 2015. Disponível em: https://catholicus.org.br/sua-paroquia-em-registro/. Acesso em: 23 jan. 2022.

OLIVEIRA, J.A. Cidades, rios e florestas: raízes fincadas na cultura e na natureza. In: BRAGA, Sérgio Ivan Gil. Cultura Popular, Patrimônio Imaterial e Cidades. Manaus: EDUA, 2007.

WEBER, Max. Sociologia das religiões. Lisboa: Editora Ícone, 2010.

Downloads

Publicado

2024-03-20

Edição

Seção

Dossiê