A LITERATURA INFANTIL E O DEBATE ANTIRRACISTA NO CONTEXTO ESCOLAR

Autores

  • Claudimar Paes de Almeida Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD) Autor
  • Joanna da Silva Universidade Federal do Amazonas (UFAM) Autor

Palavras-chave:

Contexto Escolar, Debate antirracista, Diversidade Sociocultural, Literatura Infantil

Resumo

Herdado de uma sociedade tradicional, que impunha valores baseados na imposição da força e do poder, o racismo tornou-se um dos temas mais discutidos na atualidade, devido à política de inclusão social e ao respeito à diversidade sociocultural, cuja finalidade é combater o preconceito e a injustiça social que ainda permanece encrustada em nossa sociedade. O texto Pretinha de neve e os sete gigantes, de autoria de Rubem Filho (2009), exemplifica esta questão por se tratar de um texto atualizado que se contrapõe ao modelo estereotipado das princesas brancas, geralmente presentes nos contos tradicionais. Dessa forma, o presente trabalho tem como objetivo discutir a temática do preconceito racial junto ao público infantil no contexto escolar a partir de uma metodologia de cunho qualitativo. Assim, entende-se que a literatura afro-brasileira, torna-se um importante suporte metodológico para fundamentar esta discussão junto ao público infantil na escola.

Biografia do Autor

  • Claudimar Paes de Almeida, Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD)

    Mestre em Letras pelo Programa de Pós-graduação em Letras da Universidade Federal da Grande Dourados - UFGD, com concentração na área de Literatura e Práticas Culturais. Possui especialização em Língua Portuguesa: Redação e Oratória pelo Centro Universitário Barão de Mauá (2017), graduação em Letras - Língua e Literatura Portuguesa e Inglesa pela Universidade Federal do Amazonas (2013). Atuou como professor auxiliar, nível 1 da Universidade Federal do Amazonas - UFAM. Tem experiência na área de Letras, com ênfase em Língua Portuguesa, Língua Inglesa, Literatura Brasileira e Prática Curricular. Participou de projetos de divulgação da Literatura Amazônica e do Núcleo de Estudos Literários e Culturais - PPG/UFGD.

  • Joanna da Silva, Universidade Federal do Amazonas (UFAM)

    Doutora em Literatura e Práticas Sociais pela Universidade de Brasília-UnB (2022), Mestre em Letras - Teoria Literária e Crítica da Cultura, pela Universidade Federal de São João del Rei-UFSJ (2011). Licenciada em Letras pela Universidade Federal do Amazonas-UFAM (2001), Especialista em Língua e Literatura pela União da Escolas Superiores de Cacoal-RO - UNESC (2003), Especialista em Metodologia do Ensino de Língua Portuguesa pela Universidade Federal do Amazonas - UFAM (2013). Professora associada da Universidade Federal do Amazonas-UFAM, Campus Vale do Rio Madeira - Humaitá/Amazonas, atuando no curso de Letras, principalmente nas áreas de Literatura Brasileira, Literatura e Cultura da/na Amazônia, Estudos Culturais, Feministas e de Gênero.

Referências

BORGES, Edson; MEDEIROS, Carlos Alberto; ADESKY, Jacques d’. Racismo, preconceito e intolerância. – São Paulo: Atual, 2002.

BRASIL. Secretaria de Educação Fundamental. Parâmetros Curriculares Nacionais: terceiro e quarto ciclos do Ensino Fundamental: Língua Portuguesa/ Secretaria de Educação Fundamental. Brasília: MEC/SEF, 1998.

CHAUÍ, Marilena. Convite a filosofia. São Paulo: Ática, 2000.

COELHO, Nely Novaes. Literatura infantil: teoria, análise, didática. 7ª. edição ver. São Paulo; Moderna, 2009.

COSTA, Cândida Soares da. O negro no livro didático de língua portuguesa: imagens e percepções de alunos e professores. Cuiabá; UFMT/IE 2007.

FILHO, Rubem. Pretinha de neve e os sete gigantes. – São Paulo: Paulinas, 2009.

LEI FEDERAL. Lei 10.639/03. Presidência da República, Casa Civil, Governo Federal, Luis Inácio Lula da Silva, março de 2003.

LOPES, Camila Lorena. NAVARRO, Elaine Cristina. A importância da literatura na educação infantil para a formação de leitores letrados. Interdisciplinar: Revista Eletrônica da UNIVAR. v. 1, n. 11, p. 15-19. Araguaia, 2014.

MALLMANN, Michelle de Carvalho. A literatura infantil no processo educacional: Despertando os valores morais. Trabalho de conclusão de curso (Bacharel em Biblioteconomia) – Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Porto Alegre, 2011.

MATHEUS, Gabriela Gonçalves. A literatura infantil no processo de alfabetização e letramento: desafios e possibilidades. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) – Universidade Estadual de Maringá. Maringá, 2014.

PINATI, Carolina Taciana et al. A importância da literatura na educação infantil. CIÊNCIA ET PRAXIS, v. 10, n. 19, p. 49-55, 2017.

ROOS, Roseli Rezende. O preconceito racial no contexto escolar. 36 f. 2010. Monografia (Graduação em Pedagogia) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2010.

SCHWARCZ, Lilia Moritz. Racismo no Brasil. – São Paulo: Publifolha, 2001.

SILVA, Paulo Vinicius Baptista da. Literatura oral afro-brasileira e alteridade. In: Relações étnico-raciais, de gênero e sexualidade: perspectivas contemporâneas. Org. FERREIRA, Aparecida de Jesus. Ponta Grossa: Editora UEPG, 2014.

Downloads

Publicado

2024-03-15

Edição

Seção

Dossiê

Artigos Semelhantes

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.