A LITERATURA INFANTIL E O DEBATE ANTIRRACISTA NO CONTEXTO ESCOLAR
Palavras-chave:
Contexto Escolar, Debate antirracista, Diversidade Sociocultural, Literatura InfantilResumo
Herdado de uma sociedade tradicional, que impunha valores baseados na imposição da força e do poder, o racismo tornou-se um dos temas mais discutidos na atualidade, devido à política de inclusão social e ao respeito à diversidade sociocultural, cuja finalidade é combater o preconceito e a injustiça social que ainda permanece encrustada em nossa sociedade. O texto Pretinha de neve e os sete gigantes, de autoria de Rubem Filho (2009), exemplifica esta questão por se tratar de um texto atualizado que se contrapõe ao modelo estereotipado das princesas brancas, geralmente presentes nos contos tradicionais. Dessa forma, o presente trabalho tem como objetivo discutir a temática do preconceito racial junto ao público infantil no contexto escolar a partir de uma metodologia de cunho qualitativo. Assim, entende-se que a literatura afro-brasileira, torna-se um importante suporte metodológico para fundamentar esta discussão junto ao público infantil na escola.
Referências
BORGES, Edson; MEDEIROS, Carlos Alberto; ADESKY, Jacques d’. Racismo, preconceito e intolerância. – São Paulo: Atual, 2002.
BRASIL. Secretaria de Educação Fundamental. Parâmetros Curriculares Nacionais: terceiro e quarto ciclos do Ensino Fundamental: Língua Portuguesa/ Secretaria de Educação Fundamental. Brasília: MEC/SEF, 1998.
CHAUÍ, Marilena. Convite a filosofia. São Paulo: Ática, 2000.
COELHO, Nely Novaes. Literatura infantil: teoria, análise, didática. 7ª. edição ver. São Paulo; Moderna, 2009.
COSTA, Cândida Soares da. O negro no livro didático de língua portuguesa: imagens e percepções de alunos e professores. Cuiabá; UFMT/IE 2007.
FILHO, Rubem. Pretinha de neve e os sete gigantes. – São Paulo: Paulinas, 2009.
LEI FEDERAL. Lei 10.639/03. Presidência da República, Casa Civil, Governo Federal, Luis Inácio Lula da Silva, março de 2003.
LOPES, Camila Lorena. NAVARRO, Elaine Cristina. A importância da literatura na educação infantil para a formação de leitores letrados. Interdisciplinar: Revista Eletrônica da UNIVAR. v. 1, n. 11, p. 15-19. Araguaia, 2014.
MALLMANN, Michelle de Carvalho. A literatura infantil no processo educacional: Despertando os valores morais. Trabalho de conclusão de curso (Bacharel em Biblioteconomia) – Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Porto Alegre, 2011.
MATHEUS, Gabriela Gonçalves. A literatura infantil no processo de alfabetização e letramento: desafios e possibilidades. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) – Universidade Estadual de Maringá. Maringá, 2014.
PINATI, Carolina Taciana et al. A importância da literatura na educação infantil. CIÊNCIA ET PRAXIS, v. 10, n. 19, p. 49-55, 2017.
ROOS, Roseli Rezende. O preconceito racial no contexto escolar. 36 f. 2010. Monografia (Graduação em Pedagogia) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2010.
SCHWARCZ, Lilia Moritz. Racismo no Brasil. – São Paulo: Publifolha, 2001.
SILVA, Paulo Vinicius Baptista da. Literatura oral afro-brasileira e alteridade. In: Relações étnico-raciais, de gênero e sexualidade: perspectivas contemporâneas. Org. FERREIRA, Aparecida de Jesus. Ponta Grossa: Editora UEPG, 2014.