EDUCAÇÃO AMBIENTAL: DIÁLOGOS COM ESTUDANTES DE ESCOLAS RURAIS DE PORTO VELHO-RO

Autores

  • Bianca Morais Mendes Universidade Federal de Rondônia (UNIR) Autor
  • Clarides Henrich de Barba Universidade Federal de Rondônia (UNIR) Autor
  • Ana Karina Dias Salman EMBRAPA (RO) Autor

Palavras-chave:

Educação ambiental, Escolas rurais, Ribeirinhos, Desmatamento

Resumo

O objetivo desse artigo é apresentar resultados de uma ação de Educação Ambiental baseada em diálogos com estudantes de escolas rurais no município de Porto Velho-RO. A pesquisa se caracterizou como qualitativa com elementos da fenomenologia para compreender as relações sociais e culturais da educação rural. Como procedimento metodológico foram realizados diálogos sobre questões ambientais que abrangeram estudantes desde o Ensino Infantil até o Ensino Médio. Os resultados apontam que as informações levadas para essas comunidades rurais ajudaram os estudantes na reflexão de como viver em harmonia com o meio ambiente focando na preservação ambiental.

Biografia do Autor

  • Bianca Morais Mendes, Universidade Federal de Rondônia (UNIR)

    Doutoranda em Desenvolvimento Regional e Meio Ambiente na Universidade Federal de Rondônia (UNIR), mestre em Educação pela Universidade Federal de Rondônia (UNIR), especialista em Gênero e Diversidade Escolar (IESB), graduada em Ciências Biológicas (UNEC) e Pedagogia com habilitação em Gestão, Orientação e Supervisão (FEM). Participo como membro do Grupo de Pesquisa Interdisciplinar em Educação Ambiental no Contexto Amazônico, vinculado a Universidade Federal de Rondônia e do Grupo de Pesquisa AmazonPec da Embrapa. Possuo experiência profissional na área de Meio Ambiente, Educação Ambiental e Educação com planejamento e execução de aulas do ensino Infantil, Fundamental, Médio e Superior. Orcid: https://orcid.org/0000-0002-5441-305X.

  • Clarides Henrich de Barba, Universidade Federal de Rondônia (UNIR)

    Possui Licenciatura em Filosofia pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná, Licenciatura em Educação Física pela Universidade Federal de Rondônia (1989), Mestrado em Filosofia pela Universidade Federal de Santa Maria, Doutor em Educação Escolar pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho. Atualmente é Professor Associado IV da Universidade Federal de Rondônia.

  • Ana Karina Dias Salman, EMBRAPA (RO)

    Pesquisadora desde 2005 na Embrapa, com atuação em Rondônia, doutora em Zootecnia. Na Chefia Adjunta de Pesquisa e Desenvolvimento desta Unidade desde dezembro de 2023. Atuou e continua trabalhando em diversos projetos voltados para a integração lavoura-pecuária-floresta na Amazônia, com foco em sustentabilidade, arborização de pastagens, conforto térmico e comportamento de bovinos em pastejo. Desde 2012 é docente permanente no Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento Regional e Meio Ambiente da Universidade Federal de Rondônia (UNIR). Autora de mais de 10 capítulos de livros, organizadora de três livros e com dezenas de publicações técnico-científicas. Em 2023, foi homenageada no Dia Internacional da Mulher Rural na lista das #100 doutoras do agro da Revista Forbes Agro - Forbes Brasil. Tem experiência na área de Zootecnia, com ênfase em Produção de Ruminantes Domésticos, atuando principalmente nos seguintes temas: sistemas silvipastoris, avaliação de alimentos para ruminantes e caracterização de conforto térmico e comportamento animal em pastejo.

Referências

BRASIL. Lei Federal nº 12.678, de 25 de junho de 2012. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_Ato2011-2014/2012/Lei/L12678.htm. Acesso em 12 de mai. 2022.

BRASIL. Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística – IBGE, 2010. Disponível em: https://ww2.ibge.gov.br/home/estatistica/populacao/censo2010/default.shtm. Acesso em 12 mai. 2022.

BRASIL. Lei complementar 431 de 4 de outubro de 2011. Disponível em:https://leismunicipais.com.br/a/ro/p/porto-velho/lei-complementar Acesso em 12 mai. 2022.

CARVALHO, Luiz Marcelo de. A temática ambiental e o processo educativo: dimensões e abordagens. In: CINQUETTI, Heloísa Chalmers Sisla e LOGAREZZI, Amadeu. Consumo e resíduo: fundamentos para o trabalho educativo. São Paulo: Edufscar, 2006.

CARVALHO, Isabel Cristina de Moura. Educação Ambiental: invenção do sujeito ecológico. 6 ed. São Paulo: Cortez, 2012.

CTPMII. Colégio Tiradentes da Polícia Militar II. Projeto Político-Pedagógico. Porto Velho: CTPMII, 2017.

EMEFNSN. Secretaria Municipal de Educação. Escola Municipal de Ensino Fundamental Nossa Senhora De Nazaré. Projeto Político-Pedagógico. Porto Velho: EMEFNSN, 2019.

EMEFMR. Secretaria Municipal de Educação. Escola Municipal de Ensino Fundamental Marechal Rondon. Projeto Político-Pedagógico. Porto Velho: EMEFMR, 2018.

FREIRE, Paulo. Política e Educação: ensaios. 5. ed. São Paulo: Cortez Editora, 2001.

HUSSERL, E. Ideias para uma fenomenologia pura e para uma filosofia fenomenológica. 3. ed. Aparecida: Ideias e Letras, 2006. (Coleção Subjetividade Contemporânea)

Downloads

Publicado

2024-03-20

Edição

Seção

Dossiê

Artigos Semelhantes

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.