AS POLÍTICAS PÚBLICAS PARA EJA, TRAJETÓRIA HISTÓRICA DOS MOVIMENTO SOCIAIS E EDUCAÇÃO POPULAR

Autores

  • Claudimar Paes de Almeida Universidade Federal de Dourados (UFGD) Autor
  • Romilson Brito de Azevedo Universidade Federal do Amazonas (UFAM) Autor
  • Tatiane de Aguiar Romano Universidade Federal do Amazonas (UFAM) Autor

Palavras-chave:

Educação Popular, EJA, Movimentos Sociais

Resumo

Este trabalho, com o tema “As Políticas Públicas para EJA, trajetória histórica dos Movimento  Sociais e Educação Popular”, tem como objetivo discutir sobre a Educação de Jovens e Adultos  e alguns elementos constituidores dessa modalidade. Dessa forma, o trabalho é construído a  partir de uma metodologia de cunho bibliográfico: artigos publicados em revistas e anais de  congressos, livros. Após as discussões teóricas, constatou-se que a Educação de Jovens e  Adultos nasce das classes populares com o intuito de efetivar uma formação emancipatória aos  menos favorecidos, porém, ainda precisa ser olhada como uma modalidade significativa e  identitária de mudanças significativas, tendo sua gênese na luta pela democratização da  educação. 

Biografia do Autor

  • Claudimar Paes de Almeida, Universidade Federal de Dourados (UFGD)

    Mestre em Letras pelo Programa de Pós-graduação em Letras da Universidade Federal da Grande Dourados - UFGD, com concentração na área de Literatura e Práticas Culturais. Possui especialização em Língua Portuguesa: Redação e Oratória pelo Centro Universitário Barão de Mauá (2017), graduação em Letras - Língua e Literatura Portuguesa e Inglesa pela Universidade Federal do Amazonas (2013). Atuou como professor auxiliar, nível 1 da Universidade Federal do Amazonas - UFAM. Tem experiência na área de Letras, com ênfase em Língua Portuguesa, Língua Inglesa, Literatura Brasileira e Prática Curricular. Participou de projetos de divulgação da Literatura Amazônica e do Núcleo de Estudos Literários e Culturais - PPG/UFGD.

  • Romilson Brito de Azevedo, Universidade Federal do Amazonas (UFAM)

    Mestre em em Ensino de Ciências e Humanidades pela Universidade Federal do Amazonas-UFAM (2020). Graduado em Pedagogia pela Universidade Federal do Amazonas-UFAM (2010). Pedagogo efetivo da Secretaria de Educação do Município de Humaitá-AM (2012). Professor substituto do Instituto de Educação, Agricultura e Ambiente - IEAA/UFAM (2011-2012). Professor do Programa Nacional de Formação de Professores da Educação Básica ? PARFOR (2011 e 2015).Colaborador no Grupo de Investigação Sobre Relação Educativa e Aprendizagem-LAPESAM-Laboratório de Avaliação Psicopedagógica, Educacional, Histórico, Cultural e Social da Amazônia no IEAA/UFAM. Pesquisa nas áreas de Políticas Públicas, Alfabetização e Letramento, Educação Infantil e Educação do Campo.

  • Tatiane de Aguiar Romano, Universidade Federal do Amazonas (UFAM)

    Graduada em Pedagogia pela Universidade Federal do Amazonas (2011). Especialização em Alfabetização pela Universidade Federal do Amazonas (2014). Pedagoga da Secretaria Municipal de Educação e Desporto (SEMED) de Humaitá - AM. Orientadora de Estudos do Programa do Governo Federal PNAIC (2013-2016). Mestranda em Ciências Ambientais pela Universidade Federal do Amazonas (início em 2016). Atuando principalmente nos seguintes temas: gestão do bullying, formação de professores, bem-estar psicossocial, sofrimento psíquico e mobbing

Referências

ARROYO, Miguel G. A Educação de Jovens e adultos em tempos de exclusão. Alfabetização e Cidadania, n.11, abr. 2001.

ARROYO, Miguel G. Educação de jovens-adultos: um campo de direitos e de responsabilidade pública. In: SOARES, Leôncio; GIOVANETTI, Maria Amélia Gomes de Castro; GOMES, Nilma Lino. Diálogos na Educação de Jovens e adultos. – 4 ed. – Belo Horizonte: Autêntica, 2011.

BRASIL. Lei 13.005, de 25 de junho de 2014. Aprova o Plano Nacional de Educação – PNE e dá outras providências. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2011-2014/2014/lei/l13005.htm. Acesso em: 27 mai. 2020.

CANALI, Heloisa Helena Barbosa. A trajetória da Educação profissional no Brasil e os desafios da construção de um ensino médio integrado à Educação Profissional. 2011. Disponível em: <http://www.uepg.br/formped/disciplinas/PoliticaEducacional/CANALI.pdf >. Acesso em: 27 mai. 2020.

DAMASCENO, Maria Nobre. Juventudes: Formação e valores. Fortaleza: Expressão Gráfica e Editora, 2013.

DIAS, Romualdo. Projeto Letraviva. Campinas: SME/Letraviva, 2004.

FERREIRA, Éder Alves. EJA e Educação Popular: uma experiência a partir do PMEA – Programa Municipal de Educação de Jovens e Adultos da Prefeitura de Uberlândia – MG. Universidade Federal de Uberlândia: MG, 2018.

FERREIRA, Dulcinéia de Fátima; CAMPOS, Ana Maria de. Educação de jovens e adultos como educação popular: direito a ser conquistado. Crítica Educativa (Sorocaba/SP), v. 3, n. 3, ago/dez, 2017, p. 66-77.

FREITAS, Maria de Fátima Quintal de. Educação de jovens e adultos, educação popular e processos de conscientização: intersecções na vida cotidiana. Educar em Revista. 2007, n.29, pp.47-62.

GENTILI, Pablo; STUBRIN Florencia. Igualdade, Direito à educação e Cidadania: Quatro evidências de uma década de conquistas democráticas. In: GENTILI, Pablo (Org.). Política Educacional, Cidadania e Conquistas democráticas. São Paulo: Editora Fundação Perseu Abramo, 2013.

REZENDE, Roberto Márcio Gomes de. A Educação de Jovens e Adultos e os Movimentos Sociais: alguns apontamentos. Trabalho & Educação, Belo Horizonte, v.22, n.2, p.105-124, mai./ago.2013.

SANTANA, Iolanda Pereira; CAVALCANTE, Josenilda Almeida; BARROS, Ricardo Coelho de. EJA: Políticas Públicas e Financiamento para Alfabetização de Jovens e Adultos. Intercom – Sociedade Brasileira de Estudos Interdisciplinares da Comunicação. XXI Congresso de Ciências da Comunicação na Região Nordeste. – São Luís: MA – 30 de maio a 01 de junho, 2019.

SILVA, Ilse Gomes. Democracia e participação na “reforma” do estado. São Paulo: Cortez, 2003.

VALE, Ana Maria do. Educação popular na escola pública. 4. ed. São Paulo: Cortez, 2001.

Downloads

Publicado

2024-03-20

Edição

Seção

Dossiê

Artigos Semelhantes

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.