DOCÊNCIA NO ENSINO SUPERIOR: PRÁTICA EDUCATIVA E SABERES PEDAGÓGICOS

Autores

  • Claudimar Paes de Almeida Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD) Autor
  • Romilson Brito de Azevedo Universidade Federal do Amazonas (UFAM) Autor
  • Tatiane de Aguiar Romano Universidade Federal do Amazonas (UFAM) Autor

Palavras-chave:

Docência, Educação Superior, Prática pedagógica, Universidade

Resumo

O trabalho tem como objetivo norteador refletir sobre a docência no ensino superior. Por isso, abarca as seguintes temáticas: Universidade, prática educativa e pedagogia universitária, saberes pedagógicos e docência no ensino superior. Estas colaboram diretamente na abordagem proposta, haja vista sua grande relevância no campo das discussões acadêmicas. A escrita textual vale-se de uma metodologia de cunho teórico, pautando-se nos seguintes autores: Chaui (2003), Correia e Góes (2013), Franco (2009), Gois (2015), Gomes (2014), Jaerger (2010), Perrenoud (1998), Pimenta e Anastasiou (2002), Ribeiro e Soares (2007), entre outros. A pesquisa colaborou de forma significativa com a explanação da temática, destacando a importância do assunto em questão, chegou a considerações que a formação continuada dos professores das instituições superiores é fundamental e a prática educativa desses deve estar fundamentada na formação de sujeitos colaboradores da transformação social. 

Biografia do Autor

  • Claudimar Paes de Almeida, Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD)

    Mestre em Letras pelo Programa de Pós-graduação em Letras da Universidade Federal da Grande Dourados - UFGD, com concentração na área de Literatura e Práticas Culturais. Possui especialização em Língua Portuguesa: Redação e Oratória pelo Centro Universitário Barão de Mauá (2017), graduação em Letras - Língua e Literatura Portuguesa e Inglesa pela Universidade Federal do Amazonas (2013). Atuou como professor auxiliar, nível 1 da Universidade Federal do Amazonas - UFAM. Tem experiência na área de Letras, com ênfase em Língua Portuguesa, Língua Inglesa, Literatura Brasileira e Prática Curricular. Participou de projetos de divulgação da Literatura Amazônica e do Núcleo de Estudos Literários e Culturais - PPG/UFGD

  • Romilson Brito de Azevedo, Universidade Federal do Amazonas (UFAM)

    Mestre em em Ensino de Ciências e Humanidades pela Universidade Federal do Amazonas-UFAM (2020). Graduado em Pedagogia pela Universidade Federal do Amazonas-UFAM (2010). Pedagogo efetivo da Secretaria de Educação do Município de Humaitá-AM (2012). Professor substituto do Instituto de Educação, Agricultura e Ambiente - IEAA/UFAM (2011-2012). Professor do Programa Nacional de Formação de Professores da Educação Básica ? PARFOR (2011 e 2015).Colaborador no Grupo de Investigação Sobre Relação Educativa e Aprendizagem-LAPESAM-Laboratório de Avaliação Psicopedagógica, Educacional, Histórico, Cultural e Social da Amazônia no IEAA/UFAM. Pesquisa nas áreas de Políticas Públicas, Alfabetização e Letramento, Educação Infantil e Educação do Campo.

  • Tatiane de Aguiar Romano, Universidade Federal do Amazonas (UFAM)

    Graduada em Pedagogia pela Universidade Federal do Amazonas (2011). Especialização em Alfabetização pela Universidade Federal do Amazonas (2014). Pedagoga da Secretaria Municipal de Educação e Desporto (SEMED) de Humaitá - AM. Orientadora de Estudos do Programa do Governo Federal PNAIC (2013-2016). Mestranda em Ciências Ambientais pela Universidade Federal do Amazonas (início em 2016). Atuando principalmente nos seguintes temas: gestão do bullying, formação de professores, bem-estar psicossocial, sofrimento psíquico e mobbing.

Referências

CHAUI, Marilene. A Universidade pública sob nova perspectiva. Revista brasileira de educação. ANPEd, realizada em Poços de Caldas, MG, em 5 de outubro de 2003, p. 5-15.

CHIARELLO, Ilze Salete. A Universidade e seu papel no desenvolvimento regional: contribuições do PROESDE. Revista Extensão em Foco, v.3, n.1, p. 240-257, 2015.

CUNHA, M. I. Verbete pedagogia universitária. In: MOROSINI, M. C. et al. Enciclopédia de pedagogia universitária. Porto Alegre: RIES/ INEP, 2003.

CORREIA, Larissa Costa; GÓES, Natália Moraes. Docência universitária: desafios e possibilidades. II Jornada de Didática e I Seminário de Pesquisa do CEMAD. Docência na educação superior: caminhos para uma práxis transformadora, 10, 11 e 12 de setembro de 2013, p. 337-348.

FRANCO, Maria Amélia Santoro. Prática docente universitária e a construção coletiva de conhecimentos: possibilidades de transformações no processo ensino-aprendizagem. Cadernos: Pedagogia Universitária. USP, setembro de 2009.

JAEGER, W. Paideia: a formação do homem grego. São Paulo: WMF; Martins Fontes, 2010.

MANACORDA, M. A. Marx e a Pedagogia moderna. Campinas, SP: Alínea, 2010.

NEZ, Egeslaine de; SILVA, Vanessa do Nascimento. A importância dos saberes pedagógicos na prática dos professores da educação superior. Revista da Faculdade de Educação, Ano VIII, nº 14, Jul./ Dez. 2010.

PERRENOUD, P. Construir as competências desde a escola. Portugal. Porto, 1998.

PIMENTA, Selma Garrido; ANASTASIOU, Léa das Graças Camargos. Docência no ensino superior. São Paulo: Cortez, 2002.

RIBEIRO, Marinalva Lopes; SOARES, Sandra Regina. A prática educativa nas representações de docentes de cursos de licenciatura. Sitientibus, Feira de Santana, n.37, p. 173-193, jul./dez. 2007.

SOARES, Sandra Regina. Pedagogia universitária: campo de prática, formação e pesquisa na contemporaneidade. Salvador: EDUFBA, 2009, p. 90-108.

ZABALA, Antoni. A prática educativa: como ensinar. Porto Alegre: ArtMed, 1998.

Downloads

Publicado

2024-03-15

Edição

Seção

Dossiê

Artigos Semelhantes

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.