DOCÊNCIA NO ENSINO SUPERIOR: PRÁTICA EDUCATIVA E SABERES PEDAGÓGICOS
Palavras-chave:
Docência, Educação Superior, Prática pedagógica, UniversidadeResumo
O trabalho tem como objetivo norteador refletir sobre a docência no ensino superior. Por isso, abarca as seguintes temáticas: Universidade, prática educativa e pedagogia universitária, saberes pedagógicos e docência no ensino superior. Estas colaboram diretamente na abordagem proposta, haja vista sua grande relevância no campo das discussões acadêmicas. A escrita textual vale-se de uma metodologia de cunho teórico, pautando-se nos seguintes autores: Chaui (2003), Correia e Góes (2013), Franco (2009), Gois (2015), Gomes (2014), Jaerger (2010), Perrenoud (1998), Pimenta e Anastasiou (2002), Ribeiro e Soares (2007), entre outros. A pesquisa colaborou de forma significativa com a explanação da temática, destacando a importância do assunto em questão, chegou a considerações que a formação continuada dos professores das instituições superiores é fundamental e a prática educativa desses deve estar fundamentada na formação de sujeitos colaboradores da transformação social.
Referências
CHAUI, Marilene. A Universidade pública sob nova perspectiva. Revista brasileira de educação. ANPEd, realizada em Poços de Caldas, MG, em 5 de outubro de 2003, p. 5-15.
CHIARELLO, Ilze Salete. A Universidade e seu papel no desenvolvimento regional: contribuições do PROESDE. Revista Extensão em Foco, v.3, n.1, p. 240-257, 2015.
CUNHA, M. I. Verbete pedagogia universitária. In: MOROSINI, M. C. et al. Enciclopédia de pedagogia universitária. Porto Alegre: RIES/ INEP, 2003.
CORREIA, Larissa Costa; GÓES, Natália Moraes. Docência universitária: desafios e possibilidades. II Jornada de Didática e I Seminário de Pesquisa do CEMAD. Docência na educação superior: caminhos para uma práxis transformadora, 10, 11 e 12 de setembro de 2013, p. 337-348.
FRANCO, Maria Amélia Santoro. Prática docente universitária e a construção coletiva de conhecimentos: possibilidades de transformações no processo ensino-aprendizagem. Cadernos: Pedagogia Universitária. USP, setembro de 2009.
JAEGER, W. Paideia: a formação do homem grego. São Paulo: WMF; Martins Fontes, 2010.
MANACORDA, M. A. Marx e a Pedagogia moderna. Campinas, SP: Alínea, 2010.
NEZ, Egeslaine de; SILVA, Vanessa do Nascimento. A importância dos saberes pedagógicos na prática dos professores da educação superior. Revista da Faculdade de Educação, Ano VIII, nº 14, Jul./ Dez. 2010.
PERRENOUD, P. Construir as competências desde a escola. Portugal. Porto, 1998.
PIMENTA, Selma Garrido; ANASTASIOU, Léa das Graças Camargos. Docência no ensino superior. São Paulo: Cortez, 2002.
RIBEIRO, Marinalva Lopes; SOARES, Sandra Regina. A prática educativa nas representações de docentes de cursos de licenciatura. Sitientibus, Feira de Santana, n.37, p. 173-193, jul./dez. 2007.
SOARES, Sandra Regina. Pedagogia universitária: campo de prática, formação e pesquisa na contemporaneidade. Salvador: EDUFBA, 2009, p. 90-108.
ZABALA, Antoni. A prática educativa: como ensinar. Porto Alegre: ArtMed, 1998.